Quer gravar um vídeo profissional de baixo orçamento e não sabe como?

A Rockset vai mostrar para você o segredo por trás de uma produção enxuta: equipe reduzida e a escolha correta de equipamentos

A comunicação audiovisual nunca foi tão importante para a sua marca. Em tempos de quarentena e lives, o papel do vídeo é fundamental. Porém, como fazer isso de maneira correta e sem um orçamento de cinema? Primeiro, esqueça o vídeo de celular, valorize o seu conteúdo e fuja do amadorismo. Entretanto, como começar? 

Você possui equipamento profissional? Se sim, é só saber manuseá-lo e caprichar no roteiro. Caso você não tenha nenhuma experiência com isso, você tem duas opções: contratar uma produtora ou alugar um bom equipamento para a sua produção. Mas porque alugar e não comprar? Você deve estar se perguntando. Equipamentos de qualidade são caros e dependo da sua necessidade, essa compra não será a melhor escolha nestes tempos de crise. Compare preços, analise o mercado e tenha opções. 

Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça

Bom, vamos lá? A Rockset é especialista em velocidade e somos mais do que profissionais quando o assunto é carro. Já trabalhamos ao lado de marcas como Porsche, Jeep e BMW e escolhemos uma concessionária de veículos para mostrar para você o passo a passo de uma produção de verdade. Isso mesmo, nós vamos ensinar o passo a passo de um dos nossos trabalhos. 

Tamanho da equipe

Você vai precisar de um profissional responsável pela Câmera, um Assistente de Câmera, um apresentador e, claro, um produtor \”faz tudo\”. O produtor é a pessoa que vai garantir que tudo, absolutamente tudo, esteja funcionando bem. Imagine uma orquestra e seu maestro, esse é o trabalho do produtor. O segredo do sucesso? Ter uma pessoa que realmente entenda do negócio para exercer essa função. 

O apresentador precisa ter desenvoltura: falar bem e ter a capacidade cativar a audiência. Profissionalismo e domínio dos equipamentos são essenciais para o Câmera e seu assistente. Como uma dupla dinâmica, ambos trabalham juntos, em sincronia, para que tudo funcione como deve. Imagine ter um excelente equipamento, mas uma pessoa que não sabe o que está fazendo? Se você não possui esse profissional e quer economizar, estude. Treine. Analise o risco. E mais: considere problemas de última hora, cheque as baterias, se haverá tomadas no local escolhido para a gravação, por exemplo. Ou seja, pense nos detalhes e no que não poderá ser consertado na pós-produção, momento da edição do filme. 

Os equipamentos

Tudo depende do grau de profissionalismo que você quer dar para uma produção audiovisual. Lembre-se: em tempos de Covid-19, as \”lives\” ficaram populares e com isso foi possível diferenciar quem grava com o telefone e quem possui uma estrutura profissional. A verdade é: ninguém quer ver amadorismo partindo de grandes empresas. Mas será que isso sairá caro para o empreendedor? A resposta para essa pergunta é: depende. O que é caro pra você? Chega de pensar que fazer bons vídeos está fora da sua realidade. Você já considerou o aluguel de equipamentos? Essa pode ser uma ótima opção se quer ir além. No vídeo que gravamos na concessionária Euro Import, em Curitiba, PR, usamos os seguintes equipamentos: Ronin S, Shoulder e tripé para dar apoio à câmera Sony A7III, a lente Canon 24.105 mm e um microfone lapela. 

Não entende nada sobre o tema? Não faz mal, é possível aprender do zero. Sabe aquela imagem tremida e sem foco? Evitar isso é o papel do Ronin, Shoulder (ombro em inglês) e do tripé, só esses equipamentos já profissionalizam a sua produção. 

Veja o vídeo abaixo e não erre mais.

Vamos gravar?